Bichectomia em Florianópolis | Implant Clinic

O nome estranho é a nova moda em cirurgia plástica para afinar o rosto. Bichectomia consiste na retirada das bolas de gordura presentes entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de bola de Bichat. Este definição, Bola de Bichat, é devido ao nome do anatomista que a descreveu. Já em inglês o termo é conhecido como “buccal fat pad”. É uma técnica antiga, conhecida em todo o mundo, semelhante à gengivoplastia.

Para que serve a Bichectomia? | Como Diminuir as Bochechas

Não importa se você está acima do peso ou não, todo mundo possui essas bolas de gordura. Acontece que quando essas bolas de gordura aumentam, elas podem dar um aspecto arredondado ao rosto. Em algumas pessoas, devido ao formato do rosto, essas bolas de gordura ficam ainda mais salientes e por isso, dão a impressão de um rosto grande ou inchado. A cirurgia para afinar o rosto e bastante procurada dentro das clínicas odontológicas, e não é para menos, pois seus resultados são bastante positivos.
buccal fat pad

A cirurgia consiste em uma anestesia local com ou sem a sedação do paciente. É feito um corte de 1 a 2 cm por dentro da boca. Depois do corte, é realizado a identificação da Bola de Bichat e é retirada delicadamente a gordura. Em seguida, com um bisturi elétrico, é feita a cauterização para evitar sangramento.
O procedimento dura em torno de 40 minutos a uma hora e a recuperação é rápida.

Pré-operatório da Bichectomia

​Alguns cuidados devem ser observados antes de fazer a cirurgia. O médico poderá solicitar exames de sangue e exames cardíacos, além de uma tomografia para avaliar o tamanho da bola de gordura. Além disso, um jejum de 8 horas será necessário.​

Pós-operatório da Cirurgia de Bichectomia

Como se trata de um procedimento simples, a recuperação é rápida, similar à extração de um dente do siso. A primeira semana exige mais cuidados, como evitar fazer esforço físico, e exposição ao sol. O inchaço varia dependendo do organismo, mas é mais aparente nos 3 primeiros dias e dura até uma semana em média.

Riscos da Bichectomia

Apesar de pequenos, como toda cirurgia, há sim alguns riscos. Além das complicações possíveis em qualquer cirurgia como sangramento e infecções, neste caso em específico, pode haver o corte de um dos nervos, ocasionando uma paralisia facial. Outro risco é o de atingir o canal que conduz a saliva.

Entre outros riscos mais específicos estão a assimetria, ou a ressecção em excesso.

Dr. Frederico Becker – Implant Clinic – Implante Dentário e Odontologia Estética