Florianópolis Centro: (48) 3223-2153

Estreito : (48) 3018-1523 /  (48) 99178-2767

/Cidades mais populosas de São Paulo
Cidades mais populosas de São Paulo2018-07-16T04:23:56-03:00

São Paulo | São Paulomasp

São Paulo foi fundada a mais de 500 anos, e com os seus 12 milhões de habitantes é a cidade mais populosa do Brasil. É ainda a cidade brasileira mais influente no cenário mundial por ser o coração econômico da América Latina. É onde fica o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa (que passa por reformas), o museu de arte moderna, e a segunda maior bolsa de valores do mundo, além de sediar eventos reconhecidos mundialmente, como a parada LGBT e a corrida de São Silvestre.

O clima subtropical úmido faz de São Paulo a “terra da garoa”, devido à alta umidade do ar, e, é claro, as garoas frequentes. A temperatura média anual fica na casa dos 20ºC, mas devido à poluição da cidade, o fenômeno das “ilhas de calor” pode fazer a temperatura aumentar muito no verão. A cidade possui 40 parques, o que faz com que cada habitante tenha em média 6m² de área verde, enquanto um habitante de Curitiba, no Paraná, tem cerca de 60m², por exemplo. Apesar disso, o IDH de São Paulo é muito alto, e seu PIB representa uma parcela muito significativa do PIB brasileiro.

Guarulhos

Por volta de 1560 era necessário proteger a cidade de São Paulo, e com esse objetivo Guarulhos foi fundada. A localização da cidade, no Planalto Atlântico, faz com que o clima tropical de altitude mantenha a temperatura média anual de 19ºC, e a umidade do ar por volta de 80%. Uma parte do território de Guarulhos é coberta pela mata atlântica, que é chamada de Floresta da Cantareira na região.

A economia de Guarulhos começou a se formar ainda no período da colônia com a extração de ouro, mas quando essa época acabou, a substituição de taipa de pilão pelo tijolo fez com que inúmeras olarias se instalassem na cidade, fazendo com que ela conquistasse espaço significativo na economia do estado.

O comércio da cidade também se desenvolveu. Guarulhos foi considerada a 13ª cidade mais rica do país. Nela você irá encontrar parques verdes, lagoas, museus, e até um aeroporto internacional. A cidade apresenta uma taxa de criminalidade que vem reduzindo a cada ano, conta com 14 hospitais, e a expectativa de vida pode chegar aos 75 anos.

Campinas

casa de campinas

Desde 1770, 0 café e a cana-de-açúcar foram os principais produtos da economia de Campinas, mas a indústria e o comércio ganharam um destaque mais significativo na década de 1930, transformando a cidade em um polo industrial na região.

Campinas é detentora de pelo menos 15% de toda a produção científica do país, sendo a terceira cidade com o maior número de pesquisas. A cidade apresenta menos de 5% de analfabetismo, evidenciando a sua ótima infraestrutura na educação.
Campinas possui três teatros e diversos museus, é palco de apresentações musicais, teatrais, exposições e simpósios.
Campinas está sob o clima tropical de altitude, que faz o seu inverno ser seco, com cerca de 30% de umidade do ar; e o verão, chuvoso, com temperaturas altas. A cidade tenta reverter a devastação ecológica por meio de corredores ecológicos que estão sendo projetados e construídos.

O comércio representa a parte significativa da economia de Campinas, enquanto a agricultura é bem menos relevante.

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo está localizada no alto da Serra do Mar, a 22km da capital do estado. Devido às ilhas de calor, mesmo problema que São Paulo enfrenta, o verão pode ser muito quente, passando dos 30ºC à noite no verão, e no inverno é difícil que as temperaturas sejam menores que 10ºC.

A cidade foi sede das primeiras indústrias automobilísticas no Brasil, o que mantém a economia da cidade desde a década de 1950. Nos anos 1990 a economia se diversificou e o impulso maior foi sentido pelo comércio e a prestação de serviços, mas a construção civil e as reformas urbanas contribuíram enormemente como a geração de empregos.

Os parques Raphael Lazzuri, de esportes radicais, e o da Serra do Mar são os mais populares na cidade. Lá você também irá encontrar a cidade da criança, um dos primeiros parques temáticos do Brasil. A cidade conta com inúmeras bibliotecas públicas e teatros para as suas horas de lazer.

Santo André

Na década de 1980 a indústria metalúrgica crescia em Santo André, mas as empresas começaram a deixar a cidade quando os impostos começaram a cair nas outras regiões, fazendo com que a cidade não fosse mais tão viável. Nos anos 1990 a economia voltou a experimentar um crescimento com o fortalecimento do comércio e a prestação de serviços.

A maior parte da população é de paulistas descendentes dos imigrantes europeus, mas cerca de 20% são imigrantes de outros estados, principalmente do Norte e do Nordeste do Brasil.

Santo André não possui tantas opções de lazer quanto as maiores cidades de São Paulo, mas conta com inúmeras casas de show e clubes privados, além do centro histórico e do Parque Ecológico de Paranapiacaba. Uma das opções é o Museu da Vila de Paranapiacaba, com a arquitetura inglesa projetada para servir uma ferrovia durante a época do plantio de café.

Se estiver viajando por Santa Catarina e precisar de um cirurgião oral ou de um dentista em Florianópolis, procure a Implant Clinic Baía Sul.

Marque sua Consulta!