Está procurando por cirurgia do siso em Florianópolis?

O que é a cirurgia do siso e por que ela é tão popular?

As cirurgias mais comuns são a remoção dos dentes do siso (terceiros molares); frenectomias (remoção do freio labial ou lingual) quando estes impedem a fonação ou estão separando os dentes; remoção de outros dentes inclusos (por exemplo os caninos); tracionamento cirúrgico ortodôntico de dentes inclusos; biópsias; remoção de cistos; tratamento de canal; tumores entre outras.

O que é dente do siso (Terceiro molar)?

terceiro molarÉ o terceiro molar, que se localiza no final das arcadas dentárias superior e inferior. No total, portanto, são quatro dentes que deveriam se posicionar da mesma forma que os outros molares – mas geralmente não é isso que acontece, estando, na maioria das vezes, mal posicionados. Eram úteis para nossos antepassados, mas, ao longo da evolução da espécie, a arcada dentária foi diminuindo de tamanho, dificultando o alinhamento correto em seu devido local.

Para que serve o siso? | Cirurgia de siso

Os homens das cavernas faziam muita força para morder e isso ajudava a desenvolver tanto a musculatura facial quanto a arcada dentária. Hoje, todo mundo come alimentos relativamente macios, portanto, não existe mais a necessidade de tantos dentes. No caso do homem moderno, há um agravante mais recente em sua história – o uso da mamadeira no primeiro ano de vida pode impedir que a criança faça a sucção necessária para fortalecer e desenvolver as arcadas adequadamente, o que gera, entre outros problemas ortodônticos, o mal posicionamento dos dentes, inclusive dos sisos.

É comum alguns desses dentes já nascer cariados?

Não. Algumas vezes, os sisos ficam semi-inclusos, isto é, só com duas pontas visíveis, enquanto as outras duas continuam dentro da gengiva. Então, podem surgir cáries pela dificuldade de limpá-los direito. Mas isso não quer dizer que já tenham nascido cariados.

Todas as pessoas tem dente do siso?

Não. Algumas já não possuem esses dentes ou têm apenas alguns deles. Com o passar do tempo, a tendência é que os sisos deixem de existir, uma vez que perderam sua função para a espécie. Mas isso ainda vai levar muito tempo. Séculos, talvez.

Quando o dente do siso está em posição inadequada é necessário extraí-lo?

Sim, na maioria dos casos. Geralmente os cirurgiões dentistas preservam os sisos mal posicionados quando o paciente perdeu, prematuramente, o primeiro ou o segundo molar. Então, o siso poderá substituir o dente perdido com a ajuda de um aparelho ortodôntico capaz de movimentá-lo para o lugar de outro molar.

O que acontece se o dente do siso mal posicionado não for retirado?

dente do sisoPode aparecer um cisto na região ou, por falta de espaço, pode ocorrer um desalinhamento dos outros dentes. O siso semi-incluso pode, ainda, provocar cárie e/ou doença periodontal nos dentes adjacentes, já que facilita a retenção de alimentos.

Como e feita a cirurgia do siso?

Se ele estiver totalmente incluso, é necessário remover o osso antes de retirá-lo. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral. Já se o dente está semi-incluso, o procedimento é mais simples e é realizada, geralmente sob anestesia local. Em ambos os casos, o paciente precisa levar alguns pontos (sutura). Com o advento da tecnologia ultrasônica (Piezocirurgia – PiezoSurgery®) para corte ósseo, a cirurgia e o pós operatório tornaram-se mais confortáveis para o paciente.

Pode-se retirar os quatro sisos numa mesma cirurgia?

Depende de cada caso, ou seja depende da posição dos dentes e da cooperação do paciente. Se eles estiverem inclusos e a extração estiver programada sob anestesia geral ou sedação, pode-se extrair os quatro dentes numa mesma sessão. No geral remove-se 2 do mesmo lado (1 superior e 1 inferior) no mesmo procedimento e aguarda-se em torno de 30 dias para remoção do outro lado.

Quais os procedimentos tomados antes da uma cirurgia do siso?

O cirurgião-dentista deve investigar o seguinte: se a pessoa tem hemorragia forte quando se fere; sua pressão arterial; se já teve problema com anestesia; se tem diabete ou problemas cardíacos. Poderá também, conforme o caso, receitar medicamentos como analgésico e antibiótico como medidas profiláticas.

Você pode fazer seu cirurgia do siso em nossa clínica odontológica no estreito ou consultar-se com nosso dentista em  Florianópolis, em nossa clínica do centro.

Para qualquer necessidade odontológica, visite nossa clínica odontológica em Florianópolis.