//O Que É Gengivoplastia?

O que é gengivoplastia?

A cirurgia plástica periodontal, ou gengivoplastia, remodela as gengivas, assim o sorriso se torna mais harmonioso. O procedimento geralmente é feito por si só, mas pode ser feito durante ou após uma gengivectomia, que é um procedimento cirúrgico usado para corrigir gengivas inchadas ou doentes e remover as bolsas sobressalentes.

Periodontia em Florianópolis

gengivoplastiaDoenças periodontais afetam as gengivas e o osso em que o dente está fixado. Uma infecção bacteriana pode causar a retração gengival e a perda de dentes, e é acompanhada de gengivite. Os sintomas incluem sangramento nas gengivas, perda de massa óssea, mobilidade nos dentes ou o surgimento de secreções.

À medida que a doença periodontal progride, os “marcadores” dela (placa e cálculos) migram em direção a região entre o esmalte dos dentes e a linha da gengiva. Quando isso acontece, o tecido fica inflamado e dilata. Assim que essa lacuna se torna maior, mais bactérias penetram as fibras do tecido e afetam as raízes dos dentes, fazendo com que você tenha que pagar preço alto.

Para impedir o avanço da doença, a gengivectomia é indicada. Da mesma forma, uma gengivoplastia, que remodela a gengiva, pode ser usada no combate a doença que faz as gengivas crescerem de maneira anormal.

Esse procedimento é muito rápido e direto apesar da natureza cirúrgica. Em ambos os procedimentos o seu profissional irá fazer uma limpeza, garantindo que a região esteja livre de placa, então irá aplicar uma anestesia local. Com a gengivoplastia o seu cirurgião irá remodelar e remover a porção do tecido que foi afetada pela doença.

O preço da gengivoplastia varia muito de paciente para paciente, pois depende de alguns fatores, como o estado da doença periodontal e a saúde geral do paciente. Agende a sua consulta em uma boa clínica de periodontia em Florianópolis, faça um orçamento e saiba qual plano se encaixa no seu perfil.

Retração gengival

Com a gengivectomia, após a área ser anestesiada, o cirurgião irá usar uma sonda para determinar a profundidade do bolso e decidir qual deve ser a profundidade da incisão. O objetivo é remover quantidade suficiente de tecido para eliminar este bolso. Assim que a profundidade for determinada, a incisão no tecido é feita com 45º em relação ao dente. Essa inclinação serve para que a raiz possa ser visualizada. Considere a seguinte analogia.

retração gengivalO corte feito durante o procedimento é o da mesma maneira que você faria ao cortar um lápis, removendo a porção de maneira e expondo o grafite. Então, se o dente é a parte que você não quer cortar, na analogia, uma borracha, você iria mais para baixo no lápis para fazer a incisão, na gengivectomia o cirurgião desce para encontrar a raiz. Os odontologistas chamam esse tipo de corte de “apical”. O seu dentista irá remover apenas a quantidade necessária de tecido.

Enquanto a maioria das gengivectomias são feitas com auxílio de um bisturi, o procedimento pode ser usando pontos eletrônicos, brocas de diamante e lasers. Uma vez que esse procedimento está completo, um revestimento cirúrgico é colocado em torno do tecido que foi removido, e o seu dentista lhe dará instruções para cuidar da sua boca pelos próximos dias.

A Implant Clinic é uma clínica de odontologia em Florianópolis que realiza, além desse procedimento, implantes dentários, limpeza geral e muitos outros. Agende a sua consulta para tirar todas as suas dúvidas.

By |2018-01-24T00:04:28+00:00January 15th, 2018|Periodontia|Comments Off on O Que É Gengivoplastia?