Curitiba | Paranájardim botanico

Curitiba é a capital do Paraná, com a maior população da região sul. A cidade começou a se desenvolver com a mineração e a agricultura, mas hoje apresenta uma economia extremamente diversificada. A chegada dos imigrantes europeus no século XX fizeram com que a região mudasse, fazendo com que as diversas culturas se incorporassem ao cotidiano. Hoje Curitiba conta com inúmeros memoriais para homenagear esses povos que fizeram a cidade se tornar o que é. Apesar da região ser habitada a muito tempo, Curitiba foi uma cidade planejada a menos de 30 anos, apresenta uma excelente qualidade de vida e uma taxa de analfabetismo próxima de 5%. A cidade é um grande centro turístico, tendo o Jardim Botânico como uma das sete maravilhas do Brasil. Você terá a oportunidade de visitar o Museu Oscar Niemeyer, um exemplo da combinação entre a arquitetura e a arte.

Londrina

Londrina possui mais de 500 mil habitantes sob o 10º maior IDH do estado. A região foi explorada primeiro por britânicos, em seguida chegaram os japoneses e alemães, sendo oficialmente estabelecida nos anos 1930. Nos anos 1960 a cidade teve um desempenho tão impressionante na produção de café que foi chamada de Capital Mundial do Café. O clima quente e temperado ajudou nessa produção, a mínima média é de 10ºC, enquanto a máxima chega aos 30ºC no mês mais quente do ano. O índice de chuvas é alto em Londrina, mesmo o mês mais seco tem uma quantidade significativa de chuvas.

Em Londrina são inúmeras opções para passar as horas de lazer. São 11 teatros, 10 cinemas e quase 100 auditórios, além do Lago Igapó. Também, você encontra uma variedade de centros religiosos, como templos budistas, mesquitas, igrejas católicas.

Londrina conta com um aeroporto projetado por Oscar Niemeyer, além de um aeroporto construído num cenário pós-guerra, e que hoje funciona muito bem para operações regionais.

Maringá

Maringá surgiu no século XIX quando os colonizadores do norte do Paraná procuravam novas terras para o plantio de café. Numa comitiva para negociar uma dívida com o governo brasileiro, Lorde Lovat chegou à região e viu nela um potencial para o plantio de algodão, que a indústria britânica tanto precisava. Ele fundou a Brazilian Plantation Sindicate, que contribuiu para o desenvolvimento da região. No entanto, por volta dos anos 1940, um novo centro foi escolhido para a cidade, e ela passou a crescer de maneira planejada.

A cidade se destaca por ter um dos maiores IDHs, e ainda possui pontos turísticos que geralmente fazem parte de uma área verde, que contribui para a qualidade de vida. Maringá é uma cidade acolhedora, a cidade conta com catedrais e uma mesquita, além de teatros e parques públicos.

Se você for visitar Maringá preste atenção na previsão do tempo. O inverno é seco e pode chegar aos 10ºC, enquanto o verão é chuvoso e passa dos 30ºC.

Ponta Grossa

Na época do Brasil Colônia, o caminho das tropas é uma via de acesso ao Rio Grande do Sul, passando pelo Paraná, e em um trecho do seu trajeto foi fundada a cidade de Ponta Grossa. Quando a ferrovia foi construída, Ponta Grossa se tornou um centro comercial e cultural, atraindo imigrantes de diversas partes do mundo.  Hoje a cidade possui mais de 300 mil habitantes. O turismo se mantém, principalmente, por rotas ecológicas, como cachoeiras, trilhas, parques, mas a cidade também oferece teatro, cinema e outras atividades culturais.

A cidade é sede do primeiro batalhão da Polícia Militar, e foi eleita a 19ª cidade mais segura do país.

Ponta Grossa valoriza muito o esporte, possui um ginásio de esportes para portadores de necessidades especiais, que ainda é raro na américa latina. É tricampeã no tênis de campo pelos Jogos Abertos do Paraná. A cidade possui piscinas olímpicas, jockey club e golf club, além de agora ter o seu próprio time de Rugby.

Cascavelparque em cascavel

Na década de 1930 o ciclo da erva-mate havia acabado, e o Paraná dava lugar a extração de madeira, mas assim que as fontes foram se esgotando, a agropecuária tomou lugar, o que compõe a economia até hoje. No ano de 1951, Cascavel foi emancipada de Foz do Iguaçu. Já no final da década de 1970, a indústria impulsionou a região, e Cascavel se tornou um dos maiores pólos econômicos do sul do Brasil.

Em 2014, Cascavel foi a cidade do Paraná que registrou o 6ª maior índice de desenvolvimento municipal. O principal setor econômico é o agronegócio, mas a região se destaca também pelo comércio e prestação de serviços, como educação e saúde. Conta com 9 hospitais gerais e está entre as 10 cidades com o melhor tratamento de água e esgoto.

A cidade se compromete firmemente à preservação ambiental e socialização entre os seus habitantes, assim, ela conta com inúmeras praças públicas e áreas verdes de preservação.

Se você está precisando de um cirurgião dentista e uma clínica odontologia, procure a Implant Clinic.