Porto Alegre | Rio Grande do Sul

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. É a décima cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 1,5 milhões de habitantes. Está localizada na bacia do Paraná, fazendo fronteira com o Lago Guaíba. Porto Alegre é uma cidade rica culturalmente e uma das capitais mais arborizadas do país.

História

O povoamento da região começou por volta de 1750 com a chegada de 60 casais açorianos, mas foi fundada apenas vinte anos depois. Durante o século XIX, Porto Alegre se deparou com inúmeras mudanças. Foi estabelecida como uma cidade por Dom Pedro II, os imigrantes europeus começaram a chegar e desse povoamento em massa, a capital chegou a aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. Sendo a 10ª capital mais populosa do país. Além disso, nesse mesmo século, a região foi palco da Guerra dos Farrapos, em que o povo do estado queria independência do estado Português; o conflito foi abafado, mas a população continua falando sobre ele no seu hino. Para conhecer mais a história de Porto Alegre, visite o site da Prefeitura.

Clima

O clima de Porto Alegre é subtropical úmido. No inverno tendo uma mínima média de 2ºC, enquanto o verão pode chegar até os 35ºC.

O que fazer em Porto Alegre?

Cultura

Gonçalo de Carvalho

Porto Alegre é uma cidade rica culturalmente. Conta com projetos de artes visuais, literatura, memória cultural. Você irá encontrar espetáculos de teatro, auditórios, bibliotecas e museus.

Lazer

Você pode fazer um passeio pela Gonçalo de Carvalho, e admirar as mais de 1000 espécies de árvores que fizeram a rua ser eleita uma das mais lindas do país. Se isso não te agradar, você pode ainda pedalar na beira do Guaíba, fazer um piquenique no Parque Moinhos de Vento, visitar os estádios, ou até fazer trilha. Não importa, você não vai ficar entediado.

Сaxias do Sul

Ao final do século XIX, os europeus colonizaram a região, principalmente os italianos, e estabeleceram a economia com a uva e o vinho, pelo que a região é reconhecida até hoje. A cidade cresceu rapidamente e hoje se projeta até no exterior, e conta com diversas instituições de ensino superior e uma gama variada de arte e cultura.

Caxias do sulDevido à sua colonização, Caxias possui diversos pontos turísticos que deram à cidade o título de “Itália Brasileira”, lá você irá encontrar igrejas e museus que celebram os imigrantes e o vinho produzido na região, além de vinícolas e adegas históricas. Além desse turismo de época, você irá encontrar o shopping na cidade, praças para fazer piquenique, um jardim zoológico, ateliers e um teatro.
A cidade possui um aeroporto que faz ligações diárias com São Paulo e outras regiões importantes, principalmente do próprio estado.

O clima temperado da cidade faz com que o verão seja quente e o inverno frio, nas regiões mais altas ocorre precipitação de neve nos meses mais frios, mas as geadas fazem parte da rotina no inverno das regiões menos urbanizadas.

Pelotas

A cidade se desenvolveu com o Charque, a carne salgada vendida por todo o Brasil, é conhecida também pela produção de leite, pêssego e aspargos. Hoje conta com cinco universidades e mais de vinte museus. Apresenta um bom índice de qualidade de vida, sendo que a expectativa média de vida do habitante é 72 anos. É ainda uma capital regional e a 3ª maior cidade do estado.

Pelotas localiza-se em baixa altitude, e vez ou outra presencia neve caindo. Está a 250km da capital Porto Alegre. Possui um aeroporto pequeno e um porto às margens do Canal de São Gonçalo.

A cidade foi colonizada principalmente por açorianos, mas os alemães tiveram papel importante no desenvolvimento da zona rural. É claro que Pelotas passou por uma mistura étnica considerável, sendo um rico centro cultural. Possui dois teatros, sendo o Sete de Abril um dos mais antigos do país. Você irá encontrar lá, ainda, museus, arquitetura de outras épocas, parques e, quem sabe, os túneis franceses, que segundo mitos passam por baixo da cidade.

Canoas

Canoas fica na região metropolitana de Porto Alegre, detém o segundo maior PIB do estado. É cortada pelos rios Gravataí e Sinos, a temperatura média durante o ano varia dos 15ºC aos 24ºC, mas no inverno chega a menos de 0ºC. A cultura na cidade ainda está se desenvolvendo, e é disseminada pelos próprios habitantes. Seu nome vem da confecção de canoas no início do processo de povoamento.parque da rosa

Hoje, Canoas tem quase 350 mil habitantes. Sua economia se baseia na indústria, comércio e logística. A cidade possui opções diversas na gastronomia e no entretenimento, além de você poder fazer passeios ao ar livre em uma das 113 praças, algumas com estrutura para eventos artístico-culturais.

Canoas preserva a sua história e possui eventos anuais para celebrar a cultura sul-rio-grandense.  É um polo de estudos e intercâmbio, atraindo diversos alunos de todos os lugares. A mistura étnica da cidade faz que ela acolha todos os seus turistas e os convença a voltar.

Santa Maria

Santa Maria é uma cidade com menos de 300 mil habitantes, mas que possui influência considerável na região. A cidade preserva seus prédios históricos para visitação, além de contar com uma universidade federal que atende quase 30mil alunos. A região sempre foi um ponto estratégico para a proteção do território, dessa forma, no início, muito foi investido em unidades militares. Hoje a economia se baseia na prestação de serviços e no comércio local.

Santa Maria é considerada o coração do estado por localizar-se no centro. A altitude varia dos 40m aos 110m, sua temperatura média anual pode atingir 19ºC.

A cidade é também importante na ciência. Conta com parques arqueológicos reconhecidos internacionalmente, além de ter uma sede do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Lá, também, é a sede de duas emissoras de televisão, além de transmitir o sinal de diversas outras.

 

Se você precisa de um Cirurgião Oral ou Dentista com anos de experiência, procure a Implant Clinic. Agende a sua consulta.