/Periodontia em Florianópolis
Periodontia em Florianópolis2018-06-26T18:15:05+00:00

Periodontia em Florianópolis

O periodontista trata a gengivite

A gengivite é relativamente fácil de tratar quando detectada rapidamente. A abordagem começa com uma avaliação feita pelo periodontista para realizar uma cuidadosa profilaxia, a fim de retirar a placa e o tártaro. A placa é um acúmulo de bactérias que se forma continuamente sobre os dentes e no contato com a gengiva, ocorre com a presença da saliva, alimentos e líquidos sobre os dentes. Já o tártaro é um depósito mineral endurecido que recobre os dentes quando se concentra placa durante um longo período.

Está procurando um periodontista no Estreito? A Implant Clinic possui uma unidade próximo a você.

Limpezas e raspagens | Periodontia

Este processo meticuloso de limpeza no consultório de seu periodontista,, denominado raspagem, pode ser incômodo se suas gengivas forem sensíveis. Por isso, assegure-se de conversar com seu dentista para saber se esses sintomas existem, para que o procedimento seja feito da forma mais tranquila possível.

Depois da profilaxia profissional para eliminar o tártaro e a placa, as gengivas podem permanecer sensíveis durante alguns dias. Existe um fio dental específico para gengivas sensíveis. Você deve manter a higiene oral, respeitando uma rotina de escovação dos dentes, de duas a três vezes ao dia e uso permanente de fio dental, com o objetivo de prevenir a recidiva da gengivite. Seu dentista pode sugerir uma escovação dos dentes mais repetida e um enxaguante antisséptico,, pelo menos até que as gengivas comecem a apresentar sinais mais saudáveis.​

Procure um periodontista o quanto antes

​Quando a gengivite não é tratada ou quando o tratamento é prorrogado, a infecção e a inflamação migram das gengivas para os tecidos que suportam os dentes, ou seja, os ligamentos e o osso. A perda de suporte faz com que os dentes apresentem mobilidade e, em muitos casos, acabam simplesmente caindo, fenômeno esse conhecido como periodontite. Uma vez que a periodontite é a doença da boca que mais causa a perda de dentes, é necessário que se busque um serviço dentário de emergência assim que perceber que os dentes apresentam alguma mobilidade.

gengiviteOcorre o acúmulo da placa e do tártaro nas raízes dos dentes. Como esse acúmulo desencadeia o processo de destruição dos tecidos de suporte, a infecção causa o aparecimento de um espaço entre as gengivas e os dentes, que está acumulando tártaro e placa. A inflamação desse tecido infectado causa inchaço, o que contribui ainda mais para a retenção da placa bacteriana e formação de tártaro. Em casos mais graves pode ocorrer o desenvolvimento de abscessos periodontais.

Sintomas da periodontite

No exame da boca é possível ver gengivas inchadas, moles, vermelhas e sangrantes ao toque ou espontaneamente. O paciente pode apresentar mau hálito, e cálculos e placas podem estar presentes na junção dentes-gengivas, com espaços aumentados nas gengivas. Geralmente as gengivas não apresentam dor ou estão levemente sensíveis, exceto nos casos que haja abscesso dentário. As gengivas podem apresentar retrações e, os dentes, mobilidade.

Encontre um periodontista

Para realizar o tratamento é necessário buscar um serviço de periodontia, com objetivo reduzir a inflamação através da eliminação dos agentes infecciosos, além de eliminar os espaços entre gengiva e dente (se existir). É importante a avaliação da saúde geral do paciente, pois algumas doenças ou distúrbios podem estar relacionados com a presença da periodontite.

Como conservar os dentes

A profilaxia dos dentes é bastante meticulosa exigindo o uso de inúmeros instrumentos ou aparelhos para eliminar o acúmulo de placa e tártaro nos espaços entre raízes e gengivas. A periodontia exerce esse papel. Por conta dessa abordagem detalhada e profunda, normalmente é necessário a anestesia do local que será tratado. A partir desse momento, o paciente necessita de intensa conscientização de sua higiene oral para impedir a perda de tecidos de suporte. Através de técnicas de escovação e do uso do fio dental, o dentista explicará de que forma e com que frequência o paciente fará sua higiene caseira. É imprescindível que os pacientes com histórico de periodontite, mesmo os que foram tratados, façam reavaliações com o dentista mais de duas vezes por ano.

Em casos mais avançados ou de difícil acesso, pode ser necessária uma abordagem cirúrgica. Espaços profundos nas gengivas podem precisar ser limpos através de um acesso cirúrgico. Dentes com mobilidade podem precisar de fixação.

Se você procura um atendimento para periodontia em Florianópolis, procure a Implant Clinic. É fato que há diversas clínicas odontológicas na região, entretanto, faça uma pesquise e procure a que melhor se identifica com você. Estamos à disposição.