Florianópolis Centro: (48) 3223-2153

Estreito : (48) 3018-1523 /  (48) 99178-2767

/Principais cidades de São Paulo
Principais cidades de São Paulo2018-07-16T04:35:14-03:00

São Paulo | São Paulosão paulo

A cidade de São Paulo é a capital do estado de mesmo nome. Fundada a quase 500 anos, é o coração econômico da América Latina. É a cidade brasileira mais influente no cenário mundial e a mais populosa do hemisfério sul, cerca de 12 milhões de habitantes. Ela é uma grande influência nacional, social, cultural e economicamente. É a casa do Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, a maior parada LGBT do Brasil, e também da segunda maior bolsa de valores do mundo.

Seu clima subtropical úmido fez com que São Paulo fosse conhecida como a terra da garoa, devido à alta umidade do ar e, é claro, as garoas frequentes. Durante o ano a temperatura média é de quase 20ºC, e durante o verão aumenta muito, devido ao problema que a cidade enfrenta com a poluição. A cidade possui 40 parques, o que faz com que cada habitante tenha em média 6 m² de área verde, enquanto um cidadão de Curitiba, no Paraná, tem 60m², por exemplo. Apesar disso, o IDH de São Paulo é muito alto, e seu PIB representa uma parcela significativa de todo o PIB brasileiro.

Guarulhos

Guarulhos foi fundada por volta de 1560 com o objetivo de proteger o povoado que hoje é a cidade de São Paulo. A localização de Guarulhos, no Planalto Atlântico, faz com que o clima seja tropical de altitude. A temperatura média durante o ano é de aproximadamente 19ºC, e a umidade do ar fica na faixa dos 80%. Guarulhos apresenta uma parte do seu território coberto pela mata atlântica, ou Floresta da Cantareira, como é conhecida na região.

A economia de Guarulhos começou a girar ainda no período colonial com a extração de ouro, mas quando a exploração acabou, a utilização de tijolos nas construções aumentava, fazendo com que Guarulhos recebesse diversas olarias construídas por imigrantes, o que levou a cidade a conquistar espaço na economia do estado.

O comércio da cidade também se desenvolveu. A cidade foi considerada a 13ª mais rica do país. Nela você ainda irá encontrar parques verdes, lagoas e museus. Guarulhos apresenta uma taxa de criminalidade que vem reduzindo a cada ano, conta com 14 hospitais e a expectativa de vida pode chegar aos 75 anos.

Campinas

campinasPor volta de 1770, a cana-de-açúcar e o café foram os principais produtos da economia de Campinas, mas a partir da década de 1930 a indústria e o comércio passaram a representar uma fatia maior, sendo um polo industrial da região. Campinas é detentora de ao menos 15% de toda a produção científica no país, sendo a terceira cidade no ranking. A cidade tem também quase 400 unidades de saúde, um aeroporto internacional e apresenta menos de 5% de analfabetismo, evidenciando a sua ótima infraestrutura.

Campinas possui 3 teatros e diversos museus, é palco de apresentações musicais, teatrais, exposições e simpósios, além de sediar o Festival de Fotografia Hercules Florence. Localiza-se no clima tropical de altitude com o inverno seco com 30% de umidade relativa do ar, e o verão chuvoso com temperaturas relativamente altas. A cidade teve a sua vegetação nativa devastada, mas para tentar reverter vários corredores estão sendo projetados e construídos.

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo fica localizada no alto da Serra do Mar, faz parte da mesorregião de São Paulo e fica a 22km da capital. Devido às ilhas urbanas de calor, o verão pode ser muito quente, passando dos 30ºC à noite no verão, e no inverno dificilmente as temperaturas baixam mais que 10ºC.

Desde a década de 1950 a cidade mantém sua economia principalmente pela indústria automobilística, sendo sede das primeiras montadoras no Brasil. Nos anos 1990 houve uma maior diversificação, o impulso maior foi na prestação de serviços e no comércio, além da construção civil e reforma urbana com a construção do trecho sul do rodoanel.

Os parques Raphael Lazzuri, de esportes radicais e o da Serra do Mar são os mais conhecidos da cidade, e você também encontra a cidade da criança, um dos primeiros parques temáticos do Brasil. A cidade conta com bibliotecas públicas e teatro, para você não deixar de alimentar a cultura.

Santo Andrésanto andré

Santo André está a quase 800m de altitude, mas alguns pontos do município passam dos 1000 metros. A cidade possui os verões quentes e invernos amenos. Uma parte significativa da população descende dos imigrantes europeus, estima-se que um quinto da população não seja paulista, mas imigrantes de outros estados, principalmente do nordeste do país.

Na década de 1980 a indústria metalúrgica crescia na cidade, mas logo caiu quando em outras regiões os impostos diminuíam e as empresas iam deixando a cidade aos poucos. Nos anos 1990 a economia voltou a crescer com a oferta de serviços e comércio.

Santo André ainda possui poucas opções de lazer, mas conta com inúmeras casas de espetáculo, clubes privados, parques e o centro histórico e ecológico de Paranapiacaba. Uma das opções é o Museu da Vila de Paranapiacaba, com construções inglesas que foram projetadas para servir uma ferrovia durante a época do café.

 

Se você precisa de um cirurgião oral ou um dentista em Florianópolis, procure a Implant Clinic.

Marque sua Consulta!